EXCELÊNCIA EM
TECNOLOGIA DE MICROONDAS
 

 

| TECNOLOGIA

A tecnologia empregada pela Ghandehr na secagem de substratos e no tratamento de produtos, sejam derivadas da indústria madeireira ou de outras, tem como base o estudo das propriedades das microondas. Veja aqui um pouco deste processo.


| O QUE SÃO AS MICROONDAS

Microondas são ondas eletromagnéticas semelhantes as ondas de rádio e TV, tem um comprimento de onda de 12,24 cm na faixa de frequência de 2,45 GHz.

Estas ondas são geradas por osciladores eletrônicos – as válvulas magnetron, e sua freqüência está relacionada com a capacidade de transportar energia. Quanto maior for a frequência, maior será a energia, maior será a penetração e maior o calor gerado.

Em resumo, a energia enfeixada nestas ondas eletromagnéticas, vibrando a uma ultra freqüência e movimentando-se à velocidade da luz, gera, como efeito resultante da absorção desta energia, a mudança da estrutura molecular do substrato e o aumento da temperatura de dentro para fora.


| COMO ATUAM AS MICROONDAS

As microondas são absorvidas por todos os corpos, líquidos ou sólidos, cujas moléculas sejam sensíveis a um campo elétrico alternado. Isto ocorre em vários processos industriais possíveis com o uso de microondas, como pré-aquecimento, secagem, imobilização de enzimas nos cereais, esterilização de legumes e frutas, entre outros.

Quando se usa microondas para aquecimento, ao contrário de outras fontes de calor, o feixe de energia atua no núcleo do corpo a ser aquecido, apresentando um efeito que causa a pressão osmótica, ou seja, uma pressão interna como se fora de um êmbolo empurrando a água do centro para a periferia.

A ação das microondas acarreta o aumento da temperatura com as seguintes características:

O aquecimento se dá diretamente no núcleo do substrato;
A aplicação do calor é homogênea;
Não há perdas de energia para o ambiente por não ser necessário o uso de trocadores de calor e outros equipamentos que acentuam as perdas e diminuem a eficiência da secagem em si;
O processo é muito rápido;
Há possibilidade de ajustes de potência instantâneos;

Assim, a secagem de diferentes substratos com o uso de microondas torna-se uma perspectiva promissora devido às propriedades destas ondas eletromagnéticas, que são:

Grande poder de penetração nos substratos;
Alta velocidade de transporte (300.000 Km/s);
A ação é seletiva e aquece primeiramente a água, principal absorvente das microondas;
Ao entrar em contacto com as microondas, as moléculas polares mudam suas cargas elétricas, fenômeno denominado momento dipolo.

O processo inovador de secagem de madeiras com aplicação de microondas, acrescenta numerosas vantagens em relação aos processos convencionais atualmente em uso.