EXCELÊNCIA EM
TECNOLOGIA DE MICROONDAS
 

 

| WAWDRY
Uso de microondas na indústria madeireira

Wawdry System é marca própria e sua tecnologia é desenvolvida pela
Ghandehr Tecnologia Avançada para aplicações na indústria madeireira.


| O WAWDRY SYSTEM

É um sistema de secagem de madeiras com tratamento por microondas e novos procedimentos nas estufas convencionais. A ação das microondas modifica a estrutura lenhosa e produz o relaxamento da madeira, com a redução significativa do seu nível de estresse. Desta forma, ganha-se em qualidade na produção final , com a grande redução dos índices de perda de madeira por colapsos e outros problemas comuns na secagem.


| OS PROCESSOS

No processo tradicional de secagem, a madeira contendo água em toda a sua massa é armazenada em grandes estufas, em geral depois de um período de pré-secagem ao ar livre. No núcleo, as células mais internas mantêm muita umidade. Esta madeira estufada é exposta ao calor, iniciando a secagem pelas camadas externas. O processo é bastante lento porque toda a umidade precisa ser expelida pela própria madeira para a superfície, onde possa sofrer os efeitos do calor da estufa e da ventilação forçada.

No Wawdry System, a madeira serrada, sem a necessidade de pré-secagem no pátio, recebe o feixe de microondas na passagem pelo túnel do equipamento, o que provoca a vibração das moléculas polares da água (umidade), imediatamente expelidas de seu interior pela pressão osmótica que o calor acarreta. A umidade é trazida para as camadas periféricas, com as microondas agindo do núcleo da madeira para a superfície, uma vez que a vibração das moléculas é maior no interior da madeira.

Depois de processada no equipamento de microondas, a madeira chega na estufa já configurada para garantir uma alta drenagem, permanecendo muito menos tempo do que ficaria se tratada somente pelos processos tradicionais, pois parte da umidade está eliminada e outra parte está na superfície, onde é mais rapidamente eliminada pelo vapor e ventilação das estufas.


| QUALIDADE

Com o Wawdry System no processo de secagem de madeiras, consegue-se:

Eliminação de fungos, bactérias e insetos;
Redução da variabilidade dimensional da madeira dependendo do tempo de exposição.
Redução em até 80 % dos índices de fissuras, trincas e empenos;
Redução de perdas por colapso;
Melhoramento das propriedades da madeira seca.


| CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO

Mod. A133
Mod. A166
Mod. A199
Mod. P05

Modelos especiais podem ser projetados e produzidos dependendo de necessidades de operação da madeireira. O equipamento é modulado, podendo receber novos módulos no comprimento para se obter variação desta produção indicada.

A Garantia do equipamento é de um (1) ano para a parte mecânica e eletrônica.


| ECONOMIA

As diferentes etapas da secagem podem ser medidas e controladas. O Wawdry System engloba desde a passagem preliminar da madeira no equipamento de microondas até o seu internamento (armazenamento) e novos procedimentos nas estufas. Este novo sistema possibilita:

Diminuir o tempo de permanência na estufa (dependendo da madeira, pode significar a metade do tempo, havendo casos de redução em até 60%);
Programar melhor a utilização das estufas e a sua manutenção;
Aumentar consideravelmente a rotatividade do estoque de madeira bruta e obter o conseqüente aumento de produtividade;
Diminuir os custos no processamento, principalmente as despesas de energia elétrica;
Evitar prejuízos com perdas de madeira.


| PRODUTIVIDADE

O uso do Wawdry System no pré tratamento da madeira acelera a produção dos secadores convencionais em até 2,7 vezes, mais do que dobrando a taxa de ocupação das estufas e multiplicando a produtividade. A redução do consumo de energia elétrica pode chegar a 42%.


| SIMPLICIDADE

 

Sendo um equipamento de fácil instalação, simples operação e manutenção, sem emissão de poluentes, não causa danos físicos aos operadores. Fabricado com materiais (túnel em aço carbono e esteiras em PVC) adequados à sua finalidade, garante resistência e durabilidade. Sem necessidade de alterações de layout e dos equipamentos existentes, gera aumento imediato da produção.


| REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENto

Instalação elétrica 220 ou 380 Volts e disponibilidade de 34 a 150 KVA, dependendo do modelo;
Ponto de água com torneira ¾ de rosca para alimentar bandeja protetora;
Ponto de ar comprimido para limpeza;
Espaço livre de 2 m em torno da máquina para facilitar operação.


| GRÁFICOS

Acompanhe o desempenho de processos de secagem de madeira com e sem o uso do Wawdry System:


Sistema Convencional


Wawdry System | 60% menos tempo


| SEGURANÇA

O Equipamento de Microondas possui dispositivos de absorção total das microondas geradas, além de sistemas eletrônicos de detecção, evitando a possibilidade de vazamentos. Permite uma operação segura e dispensa o uso de equipamento adicional de segurança.